30 de março de 2016

A religião que Deus aceita como pura e imaculada é esta



Admiro pastores que conseguem trabalhar em suas comunidades a noção de que é missão da Igreja tornar o mundo um lugar mais justo. Infelizmente, alguns desses pastores que admiro são criticados por outros pastores que também admiro sob a alegação de que são marxistas.

Não importa quantas vezes esses pastores digam que seu referencial é a Bíblia (nos Profetas, em Jesus e nos Apóstolos), sempre somos transportados para a Guerra Fria pela máquina do tempo do preconceito que os cristãos desenvolveram com movimentos que se convencionou associar a um pensamento político de esquerda.

Sim, eu sou cristão e sou de esquerda. Não, não quero roubar dinheiro dos ricos, não quero um governo opressor, não quero atraso tecnológico, não quero um país sem liberdade, não quero me ajoelhar diante da estátua de um líder político.

Mas sim, sonho com um mundo mais justo, onde as pessoas sejam bem tratadas e tenham suas individualidades respeitadas, onde o patrão não lance mão do assédio moral para manter os funcionários trabalhando por salários miseráveis, onde todos tenham condições de viver com dignidade, comendo o suficiente, se divertindo, tendo boas escolas, bons hospitais sem que precisem se preocupar se podem ou não pagar por eles.

E sonho com um dia em que as igrejas não serão apenas prédios de pessoas barulhentas, mas locais de referência no seu bairro, conhecidos pelos não crentes pelo trabalho filantrópico e não pela exploração da fé de pessoas desesperadas.

O texto abaixo é um trecho da Bíblia (Epístola de Tiago, tradução NVI). Alguns me diriam que é "marxismo". Pra mim, é cristianismo.

"A religião que Deus, o nosso Pai aceita como pura e imaculada é esta: cuidar dos órfãos e das viúvas em suas dificuldades e não se deixar corromper pelo mundo. Meus irmãos, como crentes em nosso glorioso Senhor Jesus Cristo, não façam diferença entre as pessoas, tratando-as com favoritismo. Suponham que na reunião de vocês entre um homem com anel de ouro e roupas finas, e também entre um homem pobre com roupas velhas e sujas. Se vocês derem atenção especial ao homem que está vestido com roupas finas e disserem: "Aqui está um lugar apropriado para o senhor", mas disserem ao pobre: "Você, fique de pé ali", ou: "Sente-se no chão, junto ao estrado onde ponho os meus pés", não estarão fazendo discriminação, fazendo julgamentos com critérios errados? Ouçam, meus amados irmãos: não escolheu Deus os que são pobres aos olhos do mundo para serem ricos em fé e herdarem o Reino que ele prometeu aos que o amam? Mas vocês têm desprezado o pobre. Não são os ricos que oprimem vocês? Não são eles os que os arrastam para os tribunais? Não são eles que difamam o bom nome que sobre vocês foi invocado? Se vocês de fato obedecerem à lei real encontrada na Escritura que diz: "Ame o seu próximo como a si mesmo", estarão agindo corretamente. Mas se tratarem os outros com favoritismo, estarão cometendo pecado e serão condenados pela Lei como transgressores. Pois quem obedece a toda a Lei, mas tropeça em apenas um ponto, torna-se culpado de quebrá-la inteiramente. [...] De que adianta, meus irmãos, alguém dizer que tem fé, se não tem obras? Acaso a fé pode salvá-lo? Se um irmão ou irmã estiver necessitando de roupas e do alimento de cada dia e um de vocês lhe disser: "Vá em paz, aqueça-se e alimente-se até satisfazer-se", sem porém lhe dar nada, de que adianta isso? Assim também a fé, por si só, se não for acompanhada de obras, está morta. Mas alguém dirá: "Você tem fé; eu tenho obras". Mostre-me a sua fé sem obras, e eu lhe mostrarei a minha fé pelas obras. Você crê que existe um só Deus? Muito bem! Até mesmo os demônios crêem — e tremem!" (Tiago 1:27; 2:1-10; 2:14-19)  

0 comments:

Postar um comentário