Sobre mim

Meu nome é João Marcos, paulistano, 27 anos. Sou casado com a mulher que é minha namorada desde os 16 anos. Formalmente, sou membro de uma Assembleia de Deus, igreja onde nasci, cresci e me batizei. Contudo, não me identifico com o culto e teologia pentecostais. Sempre fui muito curioso. Por isso, aprendi a ler muito cedo e sempre gostei de estudar.

Na adolescência, ao contrário do que aconteceu com muitos que cresceram comigo, meu interesse pela religião se intensificou. Fiz meu Ensino Médio numa escola de formação de professores, onde me toquei de algo que a Igreja não me havia ensinado: eu sou protestante! Comecei a observar que as pessoas das igrejas que frequentava sofriam duma espécie de síndrome de Adão, como se não tivessem antepassados. Estava inserido num grupo social de pessoas sem História, que não conheciam nomes como Valdo, Hus, Lutero, Calvino, Knox, Wesley. Era como se a História da Igreja tivesse uma ligação direta entre os Apóstolos do Novo Testamento e os suecos Daniel Berg e Gunnar Vingren, que fundaram a Assembleia de Deus no Brasil em 1911.

Minha inconformidade com essa situação foi essencial para que eu me decidisse por estudar a História da Igreja. Eu precisava entender a ligação do Novo Testamento com aquele núcleo de pentecostais brasileiros. Por dois anos, após o término do Ensino Médio, visitei todas as Igrejas Históricas que estavam ao meu alcance. Conheci católicos romanos, católicos de rito bizantino, de rito armênio, maronitas, ortodoxos (russos e antioquinos), coptas, sírios, armênios, luteranos, anglicanos, metodistas, presbiterianos. Quanto mais antiga a igreja, mais encantado eu ficava com o que lia, via e ouvia. Era tudo muito diferente do cristianismo que eu conhecia.

Em 2005, ingressei no curso de História da Universidade Estadual Paulista, na cidade de Assis. Em Assis, participei da Aliança Bíblica Universitária e frequentei a Igreja Presbiteriana do Brasil. Em 2008 me formei e voltei pra São Paulo. Por questões financeiras, não sou professor. Sou funcionário público federal e exerço um cargo técnico completamente alheio à minha formação.

Espiritualmente, sinto-me um estranho no ninho! Como disse, não me identifico com o pentecostalismo. Repudio o neopentecostalismo. Tenho medo do culto à letra em certos nichos tradicionais e do liberalismo teológico em outros. Vivo um momento de descontentamento. Felizmente, tenho encontrado cristãos em situação semelhante à minha, o que tem me confortado bastante.

Gosto de música e, uma das maiores frustrações da minha vida é não ser músico. Mas tenho músicos na minha família e isso me deixa muito feliz! Ouço um pouco de tudo. Pelo hábito, a maioria das músicas que ouço são de músicos cristãos (inclusive católicos e ortodoxos), mas ouço de tudo um pouco.

Não me considero um cinéfilo, mas gosto muito de assistir filmes. Com a popularização do DVD, comecei a comprar alguns filmes que eu gostava. O problema é que eu gostava de quase tudo que eu assistia! Resultado: virei colecionador de filmes. Tenho algumas centenas de DVDs e Blu-rays em casa, para o desespero da minha esposa. Aos poucos, estou catalogando esses filmes em outro blog, com fotos e algumas poucas informações.

Eu também gosto muito de ônibus, mais deixa isso pra lá! É muita excentricidade pra um único blog!!