27 de fevereiro de 2012

Obrigado, Dom Robinson Cavalcanti!

Acordei hoje com a notícia da morte do Revmo. Dom Robinson Cavalcanti, bispo da Diocese Anglicana do Recife. Dom Robinson foi assassinado ontem a noite, 26/02/2012, por seu filho, que viveu nos Estados Unidos por 10 anos e, há 15 dias, estava de volta ao Brasil, após ter sido deportado por envolvimento com drogas. Mais detalhes sobre o ocorrido pode ser visto no UOL e no G1 Pernambuco.

A primeira vez que ouvi falar do Dom Robinson foi numa época em que eu pensava que anglicanismo era algo que só existia nos livros de História. Nascido e criado em berço pentecostal, me chamou atenção aquela figura com camisa roxa, gola clerical e cruz pendurada no pescoço nas páginas de uma revista evangélica. Podia ser um clérigo da Igreja Romana, mas o que ele estaria fazendo numa matéria dedicada a "celebridades evangélicas"? Fiquei surpreso ao ler, no rodapé da foto que ele era bispo da Igreja Anglicana.

Nessa mesma época, eu vinha sendo incomodado pela falta de identidade dos evangélicos e, ver um ministro evangélico com "roupa de padre" intensificou meu interesse por estudar aquele grupo social em que eu estava inserido, agora, com um desafio maior. Eu estava convencido de que era necessário estudar a História da Igreja, conhecer as várias doutrinas, liturgias, costumes. Eu precisava entender, historicamente, o que me separava de um católico romano, bem como entender o por quê de um bispo anglicano se vestir daquela maneira, muito mais parecido com um católico do que com um evangélico.

Em pouco tempo eu já tinha visitado várias igrejas históricas, conversado com pastores e leigos, lido textos sobre os mais diversos assuntos. Dentre centenas de textos que lia, os de Robinson Cavalcanti e de outros ministros da Diocese Anglicana do Recife sempre me despertavam especial interesse. Passei a admirar a Igreja Anglicana e, apesar de nunca ter sido membro desta igreja, nutri, por anos, muito carinho pelo anglicanismo.

Talvez, não por acaso, meu desencantamento com a Igreja Episcopal Anglicana do Brasil começou num momento de crise da instituição que culminou na sua divisão. De um lado estava a maioria da igreja, teologicamente liberal, adepta de um inclusivismo sem limites, altamente influenciada pelo secularismo da Episcopal Church of USA. Do outro lado, ministros e leigos do norte e nordeste que, liderados por Dom Robinson, mantiveram-se firmes ao cristianismo bíblico e conservador.

Contudo, um dos assuntos abordados constantemente por Dom Robinson que mais me chamavam a atenção não estava diretamente relacionado ao anglicanismo. Trata-se da Aliança Bíblica Universitária do Brasil (ABUB ou simplesmente ABU). No dia em que me matriculei na UNESP em Assis-SP, tratei logo de encontrar evangélicos e buscar informações sobre a ABU. Não havia ABU em Assis, mas havia um grupo de cristãos sedentos e interessados pela missão integral da Igreja, numa luta que não é apenas espiritual, mas também social, por um mundo mais justo, pacífico e que respeite o meio-ambiente. Em pouco tempo estávamos participando dos encontros da ABU e, embora fôssemos um grupo muito pequeno, éramos o suficiente para incomodar os "alérgicos" ao cristianismo, o que talvez seja um bom sinal!

Hoje estou formado e muito feliz ao ver que a ABU está de pé e atuante em Assis. Ver aquela molecada falando de Deus na universidade e recepcionando os calouros me enche de uma alegria inexplicável. Sinto-me satisfeito e com a sensação de que, por pouco que eu tenha contribuído, uma semente muito boa foi plantada ali.

Sinto-me profundamente triste com a morte desse que, tenho certeza, foi uma das personagens mais importantes na História recente da Igreja Evangélica no Brasil. Alegro-me, no entanto, pela sua influência na minha vida espiritual e acadêmica, e pela certeza de que há muitos frutos do seu ministério espalhados por todo o mundo.

Que Deus conforte os familiares e tenha misericórida do rapaz que o matou.

Kyrie eleison!
(Senhor, tem piedade!)

Leituras recomendadas:
Igreja em Crise (Dom Robinson Cavalcanti, 2001)
Missão Integral da Igreja (Dom Robinson Cavalcanti, 2003)

Abaixo, palestra de Dom Robinson na Semana Jovem IBAB 2010.

0 comments:

Postar um comentário