23 de outubro de 2012

Deus acredita em mim?

Em abril desse ano eu vi esse CD à venda numa loja de varejo. O título, imediatamente chamou minha atenção e, como costumo fazer quando quero me lembrar de alguma coisa, tirei uma foto. Apenas agora, seis meses depois, resolvi ouvir a música que dá título ao CD. A letra nem é tão ruim quanto eu imaginava, mas essa afirmação, a de que Deus acredita em mim, me incomodou desde que vi o CD e continua me incomodando.

Me incomoda ler essa frase e me atentar ao fato de que, todos os domingos, cristãos do mundo todo proclamam
o Credo Apostólico ou o Credo Niceno-Constantinopolitano, textos de suma importância formulados nos primeiros séculos da era cristã, que se iniciam com a frase "Eu creio em Deus". Cismei que a primeira frase está errada!

Procurando, pela internet, justificativas para tal afirmação, encontrei afirmações como "Deus acredita em mim. Prova disso é que Jesus morreu na cruz por mim". Estranho é que tenho a impressão de que o Sacrifício Vicário foi necessário por motivo contrário, ou seja, Deus não acredita em mim!

E não há motivos para acreditar em mim ou em qualquer outra pessoa. Ou não foi isso que o Apóstolo Paulo quis dizer à Igreja em Roma quando escreveu que "todos pecaram e estão destituídos da glória de Deus, sendo justificados gratuitamente por sua graça, por meio da redenção que há em Cristo Jesus" (Rm 3:23-24 - NVI)?

E como compatibilizar "Deus acredita em mim" com as palavras de Jeremias: "O coração é mais enganoso que qualquer outra coisa e sua doença é incurável" (Jr. 17:9 - NVI)? Ou com a afirmação de Jesus: "sem mim nada podeis fazer" (Jo 15.5)?

Pode haver algum sentido na ideia de que "Deus acredita em mim", mas eu não consigo enxergar. Sou impelido a acreditar que a fé e a caridade são dons de Deus e que, se há algo de bom e agradável em mim, esse algo vem do próprio Deus. Se há algo em mim em que Deus pode confiar, esse algo é o Espírito Santo.

Um comentário:

  1. Então, acho que erraram mesmo na hora de escrever. Talvez a intenção fosse: Deus "pode" confiar em mim, o que não mudaria muito o sentido.
    Acho que a questão não repousa na crença direta de Deus, senão ele haveria de pensar ou ter dúvidas ou ainda idéias, mas, se Deus é perfeito, a perfeição não comporta a duvida ou pensamento. Ora, se penso, logo exito, se penso tenho dúvida, já que ela é necessária à minha existência.

    Bom, e se Deus não sabe de todas as coisas, como ela confiará o tempo ao ser humano. Aliás, o que ele confiaria ao ser humano, se acaso fosse confiar algo?

    E canso de ver alunos evangélicos e mesmo ultra-católicos, que ficam exaltando que Deus cuida deles, que, cuida da sua vida, nas suas paixões adolescentes e espalham isso como uma verdade absoluta.

    Seria interessante se Deus confiasse mesmo porque eu gostaria de ver o seguinte:

    Se Deus quiser vou arrumar uma namorada

    Para:

    Deus acredita em mim que irei arrumar uma namorada

    Mas e se ele for feio? Deus vai disperdiçar suas fichas?

    ResponderExcluir